Em vários cantos do mundo existem cidades que foram totalmente abandonadas por seus moradores, algumas devido a vazamentos radioativos, diversas por ser tornarem economicamente frágeis e outras por terem sofrido com problemas naturais ou mesmo por serem consideradas assombradas.
Para você conhecer um pouco da história desses lugares, vamos fazer uma série de posts falando delas e dos motivos que levaram a ser tornarem Cidades Fantasmas.
1ª Oradour-sur-Glane – A cidade do massacre
Oradour-sur-Glane é uma pequena cidade, que fica na região de Limousin, na França. Onde até o ano de 1944 muitas pessoas viviam normalmente, porém no dia 10 de junho, quatro dia após o famoso “Dia D” da Segunda Guerra Mundial, ela deixou de ser apenas uma pequena aldeia do interior para se tornar um símbolo da crueldade Nazista.
Logo após a invasão dos Aliados na costa da Normandia, as tropas Nazistas começaram um avanço desesperado para tentar manter suas posições, que lhe davam o domínio da França. Uma das unidades enviadas para luta foi a 2ª Divisão Panzer SS Das Reich, da Waffen-SS, uma tropa de elite do Exército Alemão.
No meio do seu caminho para a costa, o comandante dessa unidade recebeu a informação de dois franceses traidores, que na aldeia de Oradour-sur-Glane havia um oficial alemão preso e que ele seria queimado em público. Por esse motivo, as tropas germânicas cercaram o local e forçaram todos os moradores a irem para a praça local, onde os homens foram separados das mulheres e crianças.
Já as mulheres e crianças que estavam presas na Igreja, foram queimadas vivas lá dentro, e quem tentava fugir era metralhado sem pena alguma, de todas as 452 pessoas que foram trancadas na Casa de Deus, apenas uma sobreviveu: Marguerite Rouffanche, que consegui pular uma janela sem ser notada pelos Nazista.
Essa atrocidade foi tão grande que o próprio general das forças alemãs quis enviar o comodante dessa divisão a julgamento, algo pouco comum, pois os Nazistas não eram de se preocupar com atrocidades. Felizmente a própria guerra cuidou desse monstro, que morreu poucos dias depois de ter ordenado o ataque aos civis, assim como seus comandados, que foram massacrados pelos Aliados.
Assim surgiu essa cidade fantasma, um memorial que lembra com tristeza as maldades que o ser humano é capaz de fazer com ele próprio.
Confira algumas imagens da cidade:
Foto da igreja tirada logo após o massacre
Foto da igreja atualmente
Turista visitando as ruínas da cidade
Placa em homenagem aos mortos
Carros dos moradores que foram assassinados pelos Nazistas
Ruínas da cidade
2 ª Centralia – A Silent Hill real
Silent Hill é um famoso jogo de PlayStation e também um filme, que se passa em uma cidadeamericana, na qual uma mina de carvão subterrânea queima há dezenas de anos. Essa história, que realmente parece muito um roteiro de filme de terror, tem seu fundo de realidade.
No estado da Pensilvânia, nos E.U.A, existe uma cidade chamada Centralia, que atualmente está abandonada, mas que já foi um lugar bastante habitado e rico, devido as grandes minas que carvão que rodeavam toda ela.
Porém o mesmo carvão que trouxe a riqueza, também acabou decretando o final trágico dessacidade. No ano de 1962, um acidente em uma das minas fez com que um incêndio se espalhasse pelo local.
Mas como praticamente a cidade inteira está sobre um deposito gigantesco de carvão, o incêndio jamais parou de queimar, liberando um calor infernal na superfície, além de gases tóxicos e buracos enormes que se abriram no chão sem aviso algum.
O governo americano bem que tentou parar essa destruição, porém 400 milhões de dólares foram “queimados” e nada conseguiu parar o fogo. Rapidamente a ordem de evacuação foi dada e a grande maioria dos moradores decidiu ir embora antes que tudo piorasse.
Contudo algumas pessoas insistiram em ficar, pois não queriam deixar tudo que tinham para trás. Dos poucos que ficaram em Centralia, apenas 21 ainda estavam lá em 2000, já em 2007 somente 9 moradores seguiam firme no local.
Até hoje o subsolo da cidade ainda queima e pode continuar desse jeito por no mínimo mais 250 anos, até que todo o carvão se esgote. Esse incêndio faz com que em alguns pontos da cidade cheguem a uma temperatura de 75º. Fora o nevoeiro constante que paira sobre o local, fumaça essa que muitas vezes é tóxica devido aos gases liberados pela queima do carvão, assim Centralia mais parece um inferno na Terra, queimando incessantemente.
Confira algumas imagens da cidade:
3ª Bodie – O Faroeste Fantasma
No ano de 1859, um garimpeiro chamado W.S. Bodey, descobriu na região sul da Califórnia um belo depósito natural de ouro e como naquela época, onde houvesse ouro era construída uma cidade, tanto que existem mais de 6 mil delas abandonas apenas no oeste americano.
Sendo assim, apenas vinte anos após a descoberta da mina, mais de 10 mil pessoas viviam em Bodie, um número bastante expressivo, pois a cidade em 1857 ficava atrás apenas de Los Angeles na questão de moradores. Mas do mesmo modo que o lugar cresceu e prosperou rapidamente, ela decaiu e foi abandonado.
O grande número de incêndios, afinal tudo era feito de madeira, e a escassez de ouro, fez com que essa cidade virasse um legitimo cenário de filmes, pois muitas casas e prédios conseguiram se manter em pé até os dias de hoje, criando um ambiente único e belo, com construções de madeiras centenárias que se parecem com aquelas que víamos em desenhos animados.
Atualmente o local está sob o domínio do governo da Califórnia e quem quiser pode visita-la no verão, pois no inverno a única estrada acaba sendo bloqueada pela neve. Mas caso você não planeje viajar tudo isso para ver uns prédios velhos, pode conferir essas belas imagens:
4ª Varosha – O bairro sequestrado
Famagusta era uma daquelas cidades que tinha tudo que uma pessoa gostaria de ter no local onde mora, havia praias, bons mares, grandes boates e muitos outros locais para a diversão. Durante muitos anos ela foi muito visitada por turistas de vários locais do mundo e crescia gradativamente, graças a sua beleza.
Destacava-se nessa cidade o bairro chamado Varosha, que possuía uma bela praia o que tornava ele o local mais cobiçado das redondezas.
Porém no dia 20 de julho de 1974, esse belo lugar se tornou um inferno na Terra, pois o exército Turco invadiu o local e fez com que todos os moradores, comerciantes, turistas e qualquer outra alma viva que lá estivesse abandonasse tudo.
A partir daquele dia o bairro de Varosha, tornou-se território dos turcos, que pretendiam barganhar com o governo local, porém as negociações jamais avançaram e até o dia de hoje, os prédios, a paria e tudo que lá existe está praticamente abandonado, tendo como moradores apenas algunssoldados turcos.
Muitas pessoas que tinham suas posses no bairro esperam a resolução dessa invasão para retornar às suas casas, contudo mesmo que consigam esse direito tudo que existe terá que ser destruído, pois o tempo foi cruel e transforou o local em uma pequena cidade fantasma, onde poucas almas humanas tem o direito de vagar.
Nas imagens abaixo você pode conferir como era a cidade antes de invasão e como eles estão hoje em dia:
Antes da invasão
Após a invasão, até dos dias atuais
5ª Gunkanjima – A cidade navio
Se você estivesse navegando ou mesmo sobrevoando Japão perto de Nagasaki, poderia acabar
vendo ao longe um navio enorme, mas conforme fosse se aproximando notaria que essa embarcação é na verdade uma cidade.
Gunkanjima é um dos lugares mais singulares do mundo. Ela é uma pequena ilha de mais ou menos 1Km², localizada a alguns quilômetros do porto de Nagasaki, que foi habitada entre os anos 1890 até 1974, quando todos os moradores deixaram o local por ordem do governo.
Durante todo o tempo em que foi habitada ela era controlada pela Mitsubishi, que extraia carvão e outros minerais do local, mas depois que os recursos naturais tiveram uma queda devido à exploração desenfreada, a economia local começou a perder força e acidade teve que ser abandonada.
Apesar de ter apenas 30 e poucos anos que a cidade foi deixada pelo moradores, o local parece um navio fantasma apodrecido, que foi deixado no mar do Japão. Contudo essa situação deve mudar, pois um lugar tão único como esse não poderia ser simplesmente deixado de lado, por isso o governo anda fazendo grandes investimentos para recuperar uma parte da ilha, para que no futuroela venha a ser um ponto turístico, afinal quem não gostaria de ter a oportunidade de conhecer uma cidade fantasma? Ainda mais essa que tem características únicas?
Nos próximos anos a cidade deve ser reaberta para o público e qualquer um que tiver o dinheiro para ir lá, poderá desfrutar desse local. Mas para quem não vai ter essa oportunidade, pode conferir algumas fotos dessa cidade, que mais parece um navio fantasma:
Mas na minha opinião o primeiro seria este abaixo {Até parece que voce foi lá!} Não mas pela matéria acho que seria a numero 1 e no ranking do site minilua é a 10ª.
San Zhi – A cidade nunca habitada
Um dos lugares abandonados mais estranhos do mundo é o vilarejo de San Zhi, um local que
provavelmente foi construído no inicio dos anos 80, para ser um local onde as pessoas poderiam sair da movimentada Taiwan e relaxar em um local de paz, próximo a natureza.
O primeiro ponto que chama a atenção no local é a arquitetura bastante moderna, que dá a impressão de que estamos entrando em uma colônia extraterrestre na Terra. Mas o que realmente intriga a todos é o abandono total do local.
Mesmo antes de estar pronto, o lugar foi abandonado as pressas pelos construtores, porém o motivo disso jamais foi revelado. Muitos acreditam que diversas mortes sem explicação recaíram sobre as pessoas que estavam trabalhando no local, chegou um ponto que a coisa ficou tão feia que a empresa encarregada do projeto, simplesmente desistiu e foi embora, deixando tudo do jeito que estava para trás.
Vista superior do local
O San Zhi continua até hoje em pé, com seus prédios mal acabados e seu lago sem movimento. Porém o tempo está sendo cruel e cada vez mais tudo esta se deteriorando, deixando o lugar com cara de cidade fantasma de verdade, daquelas em que ninguém quer passar uma noite: