O sistema de filtragem da garrafa especial é composto por um dispositivo cujos poros têm apenas dois mícrons de diâmetro. Invisíveis a olho nu, estes pequenos furinhos fazem com que a garrafa possa filtrar com eficiência a quantidade de água disponível em até 100 galões – assim, a alternativa pode ser utilizada nos locais que sofrem com a falta de saneamento básico, problema comum nos países em desenvolvimento.
Nos testes da empresa, a conversão do refrigerante em água foi instantânea, e vários usuários da garrafa postaram a experiência nas plataformas da web e nas redes sociais. No entanto, um tira-teima realizado pelo site de notícias asiático RocketNews24 mostrou que o refrigerante fica transparente e perde o gás, mas não fica, necessariamente, potável. “Na verdade, o gosto era de água com açúcar”, afirmou o site de notícias.
A garrafa é vendida pela internet, e seu preço pode ser considerado como acessível se for levada em conta a eficiência oferecida. No site da ÖKO, cada exemplar é adquirido com, no mínimo, 25 dólares (algo em torno de 58 reais), e a tecnologia tem tudo para melhorar a vida das pessoas que não têm acesso à água potável em várias partes do mundo.
O vídeo abaixo mostra a conversão do refrigerante em água:
http://www.curioso.blog.br/post/garrafa-elimina-impurezas-transforma-coca-cola-agua/
Eleita pela Organização das Nações Unidas como o alimento do século 21, a mandioca é também a principal matéria-prima para a produção de um plástico ecológico. A técnica foi adotada pela CBPak, empresa que desenvolve produtos e embalagens biodegradáveis.
A empresa brasileira de tecnologia criou um processo de produção que aproveita o amido de mandioca. Neste tipo de fabricação, a emissão de gás carbônico é consideravelmente reduzida, em comparação ao plástico comum, derivado de petróleo.
Outra vantagem é que, sendo um material orgânico, ele pode ser descartado sem culpa na natureza, pois se decompõe facilmente na terra, sem prejudicá-la. Além disso, pode ser reciclado, como qualquer plástico.
Atualmente, a CBPak produz copos, bandejas e potes. São fabricados, por mês, dois milhões de itens. A companhia afirma que se baseia no conceito dos “3 Ps”: people (pessoas), planet (planeta) e profit (lucro).
Fundada em 2002 pelo empreendedor Cláudio Bastos, a empresa continua estudando o aprimoramento e desenvolvimento de novos produtos. Uma das ideias recentes de investimento é lançar tubetes para serem usados no plantio de mudas de reflorestamento.
[Descubra o verde]http://www.curioso.blog.br/post/brasileiros-usam-mandioca-fabricar-plastico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário