De partes e peças de equipamentos, passando por próteses plásticas que substiuem ossos, à possibilidade de recriar uma molécula, tudo pode ser tridimensionalmente impresso, garantem os fabricantes das impressoras 3D. Vista como tecnologia futurística, a impressão 3D nasceu em 1984 e foi patenteada em 1986. Seu outro nome tecnológico é addictive manufacturing e o termo 3D printer foi utilizado pela primeira vez em 1996.
O processo de impressão tridimensional utiliza basicamente polímeros ou outra substância líquida no lugar da tinta e, a partir da leitura de um desenho tridimensional, reproduz a imagem em três dimensões "empilhando" milhares de finas camadas da substância até chegar ao objeto final. O mercado de 3D printing atingiu 1,3 bilhão de dólares em 2010, acredite se quiser, e agora está chegando perto do consumidor final.
A empresa francesa Sculpteo, primeira a lançar serviço de impressão 3D em cloud computing (3D Printing Cloud Engine) e vencedora do prêmio Best Innovations Award do Consumer Electronics Show (CES) de 2013, com o aplicativo 3DPCase, colocou nesse infográfico tudo o que ela sabe sobre o assunto.
fonte=http://idgnow.uol.com.br/
Homem fabrica armas de verdade com impressora 3D
As armas são desenvolvidas com plástico ABS e atiram balas de verdade.Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/armas-de-fogo/27309-homem-fabrica-armas-de-verdade-com-impressora-3d.htm#ixzz2OJVv2xgM
Desde que as impressoras 3D chegaram, temos visto coisas incríveis serem desenvolvidas com elas, desde peças simples até mesmo objetos mais complexos. Recentemente, surgiu em um blog especializado em armas uma postagem de um dos usuários, em que um homem alega ter construído armas de verdade com uma impressora 3D. E o mais impressionante: elas funcionam perfeitamente, inclusive atirando balas de verdade.
Esse é o primeiro registro de uma arma funcional criada com uma impressora 3D. O equipamento usado foi uma Stratasys 3D Printer e as armas criadas foram uma pistola .22 e uma .223, ambas perfeitas réplicas em tamanho real. O atirador alega que disparou mais de 200 vezes e as armas funcionaram perfeitamente.
O atirador disponibilizou o projeto dos equipamentos na internet para quem quiser tentar. Entretanto, é sempre bom alertar que esse projeto é algo que deve ser feito somente por especialistas em armas. Além de ser muito perigoso manusear tais equipamentos, o plástico não é exatamente o material mais adequado para a construção de armas de fogo. Elas podem explodir e causar sérios ferimentos ao atirador, podendo, inclusive, levá-lo à morte.
É realmente maravilhoso ver o que as impressoras 3D podem fazer. Em breve, poderemos fazer o download de praticamente qualquer coisa e construir tudo em casa. Que tal baixar um carro de verdade na internet? Em um futuro não muito distante, pode ser que isso seja possível.
Fonte: 3D Printer
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/armas-de-fogo/27309-homem-fabrica-armas-de-verdade-com-impressora-3d.htm#ixzz2OJW68Tbt
Nenhum comentário:
Postar um comentário