Páginas

domingo, 3 de março de 2013

Saudades do Caipira Jeca



 No dia 13 de Junho, semana passada faz 30 anos que o Brasil perdeu um dos melhores humoristas,
Amacio Mazzaropi deixou este mundo, mas deixou seu humor e faz até hoje as pessoas rirem, até mesmo as crianças de hoje, que assistem seus filmes, ele com sua égua malhada e o Ánastacio seu carro que eu vi no programa do Ratinho esta reformado, e aquela espigarda entortada,
como ele era um excelente humorista, não podia deixar as pessoas triste, então ele escondeu sua doença.

Um pouco de sua hitória,

Filho de Bernardo Mazzaroppi, imigrante italiano e Clara Ferreira, portuguesa, com apenas dois anos de idade sua família muda-se paraTaubaté, no interior de São Paulo. O pequeno Amácio passa longas temporadas no município vizinho de Tremembé, na casa do avô materno, o português João José Ferreira, exímio tocador de viola e dançarino de cana verde. Seu avô também era animador das festas do bairro onde morava, às quais levava seus netos que, já desde cedo, entram em contato com a vida cultural do caipira, que tanto inspirou Mazzaropi.

Em 1919, sua família volta à capital e Mazzaropi ingressa no curso primário do Colégio Amadeu Amaral, no bairro do Belém. Bom aluno, era reconhecido por sua facilidade em decorar poesias e declamá-las, tornando-se o centro das atenções nas festas escolares. Em1922 morre o avô paterno e a família muda-se novamente para Taubaté, onde abrem um pequeno bar. Mazzaropi continua a interpretar tipos nas atividades escolares e começa a frequentar o mundo circense. Preocupados com o envolvimento do filho com o circo, os pais mandam Amácio aos cuidados do tio Domenico Mazzaroppi em Curitiba, onde trabalha na loja de tecidos da família .
Já com quatorze anos, regressa à capital paulista ainda com o sonho de participar em espetáculos de circo e, finalmente, entra na caravana do Circo La Paz. Nos intervalos do número do faquir, Mazzaropi conta anedotas e causos, ganhando uma pequena gratificação. Sem poder se manter sozinho, em 1929 Mazzaropi volta a Taubaté com os pais, onde começa a trabalhar como tecelão, mas não consegue se manter longe dos palcos e atua numa escola do bairro .
Ficha 
Nome - Amacio Mazzaropi
Nascimento- 9 de abril de 1912 São Paulo
Morte- 1 de Junho de 1981 (69 anos) Taubaté, São Paulo
Casado- Não (de acordo com wikipédia)
Conjugue- Geny Prado


Um ator sensacional, mesmo com seu olhar triste e sempre com crianças e sua parceira nos filmes, mesmo a pessoa séria ele tirava gargalhadas e adorado pelos mais velhos e até as crianças de hoje gostam de seu papel nos filmes.

Filmografia

  1. Sai da frente (1951)
  2. Nadando em dinheiro (1952)
  3. Candinho (1953)
  4. O gato da madame (1954)
  5. A carrocinha (1955)
  6. Fuzileiro do Amor (1956)
  7. O Noivo da Girafa (1957)
  8. Chico Fumaça (1958)
  9. Chofer de Praça (1958)
  10. Jeca Tatu (1959)
  11. As Aventuras de Pedro Malazartes (1959)
  12. Zé do Periquito (1960)
  13. Tristeza do Jeca (1961)
  14. O Vendedor de Linguiça (1961)
  15. Casinha Pequenina (1962)
  16. O Lamparina (1963)
  17. Meu Japão Brasileiro (1964)
  1. O Puritano da Rua Augusta (1965)
  2. O Corintiano (1966)
  3. O Jeca e a freira (1967)
  4. No paraíso das solteironas (1969)
  5. Uma pistola para Djeca (1969)
  6. Betão Ronca Ferro (1971)
  7. O Grande Xerife (1972)
  8. Um Caipira em Bariloche (1973)
  9. Portugal, minha saudade (1974)
  10. O Cineasta das Platéias (1975)
  11. O Jeca Macumbeiro (1975)
  12. Jeca contra o Capeta (1976)
  13. Jecão, um fofoqueiro no céu (1977)
  14. O Jeca e seu filho preto (1978)
  15. A Banda das Velhas Virgens (1979)
  16. O Jeca e a égua milagrosa (1980)
  17. Maria Tomba Homem (não concluído)


Quer saber mais sobre ele clique ao lado http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A1cio_Mazzaropi

veja a reportagen da Folha sobre seu Funeral http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u469892.shtml

 A dupla  de Humor sensacional 
Geny Almeida  Prado nasceu em São Manoel, interior de São Paulo, em 14 de  julho de 1918. Foi corretora de publicidade, mas começou sua atividade artística como radioatriz e passou pelas Rádios Cruzeiro do Sul, Sâo Paulo, Excelsior e pelas Emissoras Associadas Rádio Tupi e Rádio Difusora.
Ali trabalhou em inúmeras novelas e  quando veio a televisão, passou também a trabalhar nesse novo veículo de comunicação. Entrava em muitos TVs de Vanguarda e TVs de Comédia, escritos todos eles por Geraldo Vietri. Geny, tinha  um jeito simples de ser, mas com vocação para o humorismo. Foi por isso que Amácio Mazzaropi a escolheu para sua parceira, em seus teleteatros e mais tarde em seus filmes, que foram inúmeros. 
Geny Prado trabalhou com o humorista Mazzaropi por  muitos e muitos anos. Fazia sua esposa ou namorada, ou empregada, ou sogra,enfim, era sempre sua companheira  de elenco. em todos os programas e em todos os filmes.  Quando esteve na TV Tupi, Geny Prado participou dos seriados: "Os Anjos não Têm Cor"; "Miguel Strogof"; "O Palhaço"; "Os Três Mosqueteiros"; "O Pequeno Mundo de D. Camilo"; e muitas novelas, além dos TVs de Vanguarda e TVs de Comédia, como foi dito acima. mas o importante na vida de Geny foram os filmes de Mazzaropi, que aconteceram desde 1960, até 1985.
Citemos alguns:" Zé do Periquito"; "Jeca Tatu", "Vendedor de Linguiças";"Casinha Pequenina"; "Lamparina"; "Meu Japão Brasileiro";"Jeca e a Freira";"Um Caipira em Bariloche";"Jeca Contra o Capeta";"Aventuras de Pedro Malazarte"; "Jeca e a Égua  Milagrosa"; "Jeca e seu filho Preto"; "Jecão.... Um Fofoqueiro no Céu". Quando Mazzaropi faleceu, Geny Prado continuou trabalhando em televisão e faz ainda várias novelas. Fez: "O Direito de Nascer',"Dinheiro Vivo"; "O Todo Poderoso;" "Meu Pé de Laranja Lima";"Jerônimo";, "O Ninho da Serpente"; "Os Adolescentes"; e outras. Fez ainda aparições em filmes. Fez:"A Marvada Carne" . Geny Prado casou-se, teve um filho, mas veio a se divorciar  Estava sozinha com o filho já adulto, quando adoeceu., e ficou em cadeira de rodas, num apartamento  que era seu,numa  travessa da Avenida Faria Lima.
 Geny Prado veio a falecer em 17 de abril de 1998. Seus amigos choraram sua morte.



Veja sobre ela no Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Geny_Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3 frases do dia